CONJUNTO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO SEGMENTO AGROINDUSTRIAL

Autores

  • Guilherme Scheuermann Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Carlos Cândido da Silva Cyrne Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Índice, Responsabilidade Social

Resumo

Para mensurar a sustentabilidade dos empreendimentos, ganhou ênfase a utilização de indicadores que, utilizados no planejamento e processo decisório, permitam o acompanhamento e avaliação das organizações em relação à sustentabilidade. Tendo presente que a maioria dos instrumentos de mensuração da sustentabilidade empresarial existentes avaliam empresas de grande porte, o objetivo do presente estudo foi o de identificar um conjunto de indicadores apropriado as micro e pequenas empresas agroindustriais. Metodologicamente foi desenvolvida uma pesquisa em duas etapas, uma exploratória e a outra descritiva, em ambas etapas as fontes do estudo qualitativo e quantitativo foram bibliográficas. O conjunto de indicadores proposto a partir da frequência de repetição foi submetido a avaliação de proprietários de agroindústrias e acadêmicos das áreas de gestão e sustentabilidade com o intuito de avaliar a importância dos indicadores sugeridos na mensuração da sustentabilidade e os aspectos relativos à facilidade na obtenção dos dados necessários à elaboração dos respectivos indicadores. A partir da média dos pesos atribuídos fez-se o cruzamento das informações relativas ao grau de importância e dificuldade dos indicadores em uma matriz específica. Como resultados identificou-se que o conjunto proposto está adequado a realidade dos empreendimentos e poderá ser utilizado para mensurar a sustentabilidade de micro e pequenas agroindústrias contribuindo com a sustentabilidade destas organizações.

Downloads

Publicado

2020-11-26

Como Citar

SCHEUERMANN, G.; CYRNE, C. C. da S. CONJUNTO DE INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE EMPRESARIAL: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DO SEGMENTO AGROINDUSTRIAL. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 21, n. 1-3, p. 79–93, 2020. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1483. Acesso em: 28 mar. 2024.