ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA INTEGRADA E SUSTENTÁVEL (PAIS)

Autores

  • Claudia de Brito Quadros Gonçalves Universidade Federal da Grande Dourados
  • Régio Marcio Toesca Gimenes Universidade Federal da Grande Dourados
  • Madalena Maria Schlindwein Universidade Federal da Grande Dourados
  • Marcelo Corrêa da Silva Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Agroecologia, avaliação de investimentos, desenvolvimento rural sustentável, viabilidade econômica

Resumo

Avaliações econômicas e financeiras são importantes em investimentos voltados ao setor da produção de alimentos, principalmente em mercados emergentes, com maior risco. Incertezas tendem a impactar as decisões em organizações, os agentes de desenvolvimento e as escolhas realizadas por produtores rurais. Contudo, há limitada contribuição empírica sobre o risco de investimento em sistemas agroecológicos, o que dificulta a escolha por alternativas de geração de renda e segurança alimentar. Assim, objetivou-se analisar a viabilidade econômica num Sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (PAIS). Um estudo de caso foi realizado no município de Dourados, MS, entrevistando um gestor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, um técnico de campo do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e um produtor rural. A metodologia utilizou as técnicas de orçamento de capital (VPL, TIR, TIRM, VAUE, IL e PBd) e diferenciou-se pela análise de risco com o método Monte Carlo e por uma abordagem alinhada com a condição de mercado
emergente, como o do Brasil. Com a taxa mínima de atratividade (TMA) (8,7525%) calculada com o modelo CAPM híbrido (AH-CAPM), chegou-se aos seguintes valores: VPL= R$ 62.550,13; TIR=55,74%; TIRM = 24,78%; VAUE = R$ 9.640,65; IL=3,95; PBD= 2,03 anos. A probabilidade de o VPL ser negativo foi de 0,5%. A contribuição empírica, com ênfase em risco, aponta para a viabilidade do sistema agroecológico PAIS, o que pode subsidiar a escolha por tecnologias e estilos de produção de alimentos alinhados com o desenvolvimento rural sustentável e o fortalecimento da agricultura familiar.

Downloads

Publicado

2022-07-14

Como Citar

GONÇALVES, C. de B. Q.; GIMENES, R. M. T. .; SCHLINDWEIN , M. M.; DA SILVA, M. C. . ANÁLISE ECONÔMICO-FINANCEIRA DE UM SISTEMA DE PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA INTEGRADA E SUSTENTÁVEL (PAIS). Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 24, p. e1785, 2022. Disponível em: http://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1785. Acesso em: 1 dez. 2022.

Edição

Seção

Agricultura familiar, políticas públicas e desenvolvimento