POTENCIALIDADES E DESAFIOS DE UM ESPAÇO COLETIVO PARA COMERCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO FAMILIAR NO RIO GRANDE DO NORTE

Autores

  • Francisca Suerda Soares de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Joana Tereza Vaz de Moura Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Agricultura Familiar, Mercados, Cooperativismo, Cecafes/RN

Resumo

Diante os desafios historicamente observados no meio rural, em especial na agricultura familiar, a construção de mercados para este segmento torna-se fator fundamental e indispensável para seu desenvolvimento. No enfrentamento desses desafios, o cooperativismo e a economia solidária representam uma alternativa capaz de mudar comportamentos, atuar com uma racionalidade própria e condicionar novos hábitos, ações, posturas e regras. No Rio Grande do Norte, em 2008, foi criada a Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (CECAFES), com o objetivo de potencializar o escoamento da produção da agricultura familiar do estado. Considerando a relevância e o ineditismo dessa Central, indagase: qual a importância da Cecafes/RN enquanto canal de comercialização para os permissionários(as) – agricultores(as) familiares individuais, associações e cooperativas – que estão no espaço? Portanto, este artigo tem como objetivo principal
compreender as potencialidades da Cecafes para a comercialização dos produtos da agricultura familiar e os possíveis desafios. Metodologicamente, este estudo baseou-se em análise documental e bibliográfica, bem como em aplicação de 17 questionários com agricultores familiares individuais e agricultores de cooperativas/associações e uma entrevista semiestruturada com a coordenadora geral da Cecafes/RN. Os resultados da pesquisa revelaram que, após o breve período de funcionamento da Central, existe um nível satisfatório de contentamento por parte dos permissionários com os resultados econômicos e imateriais alcançados e com a inserção dos produtos da agricultura familiar em variados canais de comercialização. 

Downloads

Publicado

2022-09-26

Como Citar

DE OLIVEIRA, F. S. S.; DE MOURA, J. T. V. POTENCIALIDADES E DESAFIOS DE UM ESPAÇO COLETIVO PARA COMERCIALIZAÇÃO DA PRODUÇÃO FAMILIAR NO RIO GRANDE DO NORTE. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 24, p. 1830, 2022. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1830. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Agricultura familiar, políticas públicas e desenvolvimento