A INFLUÊNCIA DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA COMPETITIVIDADE E NAS RELAÇÕES DE TRABALHO EM USINAS DE AÇÚCAR E ÁLCOOL PARANAENSES

Autores

  • Cleiciele Albuquerque Augusto Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ligia Yurie Takahashi Universidade Estadual de Maringá
  • Maria Iolanda Sachuk Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Inovação tecnológica, competitividade, relações de trabalho, usinas paranaenses

Resumo

Adotou-se como objetivo, neste trabalho, identificar as contribuições da inovação tecnológica para a competitividade e os seus impactos nas relações de trabalho em usinas de açúcar e álcool, localizadas na região noroeste do Paraná. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo descritiva, de natureza qualitativa e corte seccional, sendo os dados coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, realizadas com gerentes envolvidos no processo produtivo. O referencial teórico utilizado contemplou uma revisão de literatura sobre inovação tecnológica, competitividade e relações de trabalho. Os resultados apontaram que a principal contribuição da inovação tecnológica para a competitividade das usinas é a redução de custos e, consequentemente, a maior lucratividade, devido ao aumento da produtividade alcançado pelo máximo aproveitamento da matéria-prima. No que tange às relações de trabalho, os principais impactos observados estão na área agrícola e industrial, em que a mecanização da colheita de cana-de-açúcar e a automação dos processos de fabricação de açúcar e álcool, respectivamente, trazem extinções e criações de postos de trabalho, além de realocação de pessoal.

Biografia do Autor

Cleiciele Albuquerque Augusto, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Administração – Universidade Federal de Santa Catarina

Ligia Yurie Takahashi, Universidade Estadual de Maringá

Universidade Estadual de Maringá

Maria Iolanda Sachuk, Universidade Estadual de Maringá

Departamento de Administração – Universidade Estadual de Maringá

Downloads

Publicado

2012-05-10

Como Citar

AUGUSTO, C. A.; TAKAHASHI, L. Y.; SACHUK, M. I. A INFLUÊNCIA DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA NA COMPETITIVIDADE E NAS RELAÇÕES DE TRABALHO EM USINAS DE AÇÚCAR E ÁLCOOL PARANAENSES. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 14, n. 1, 2012. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/454. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos