O TURISMO RURAL E AS RECONFIGURAÇÕES TERRITORIAIS EM QUESTÃO: A FORÇA DA IDENTIDADE CULTURAL PARA O DESENVOLVIMENTO NAS MONTANHAS CAPIXABAS

Autores

  • Patrícia Ferraz do Nascimento
  • Ana Louise de Carvalho Fiuza
  • Marco Aurélio Marques Ferreira
  • Neide Maria de Almeida Pinto

Palavras-chave:

Modos de vida, trabalho rural, turismo rural, transformações no campo

Resumo

Neste artigo analisa-se o processo de reconfiguração do território a partir da análise das experiências socioculturais que nele se desenvolvem. Adota-se uma perspectiva cultural de território, percebendo-o como uma forma de assentamento humano que carrega consigo a identidade de seus habitantes. Observou-se, em tais territórios, um ciclo virtuoso que parecia estar associado à dinâmica de aproximação do mercado de trabalho, de produtos e de serviços entre campo e cidade que neles se manifestava. O turismo rural era umas das atividades que se destacava na dinâmica econômica observada nestes pequenos municípios. O presente artigo objetivou-se descrever e analisar as mudanças que o turismo rural traz para o modo de vida da população com ele envolvida. A pesquisa foi realizada durante o ano de 2012, nos municípios de Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo. Os dados obtidos, por meio dos oitenta e oito (88) questionários aplicados, foram analisados a partir de abordagem quantitativa e qualitativa. Para as análises estatísticas, utilizou-se o software SPSS 20.0. Para a descrição dos dados, utilizou-se de análise exploratória (EAD) e testes de hipóteses, adotando-se um nível de significância de 5%. Os resultados evidenciaram vários aspectos das transformações dos modos de vida das famílias envolvidas com o turismo rural. Contudo, tal processo não se estabelecia de forma homogênea entre os grupos sociais e os indivíduos. Constataram-se diferenças significativas, principalmente em decorrência de a trajetória agrícola preceder ou não à atividade turística.

Downloads

Publicado

2014-08-27

Como Citar

NASCIMENTO, P. F. do; FIUZA, A. L. de C.; FERREIRA, M. A. M.; PINTO, N. M. de A. O TURISMO RURAL E AS RECONFIGURAÇÕES TERRITORIAIS EM QUESTÃO: A FORÇA DA IDENTIDADE CULTURAL PARA O DESENVOLVIMENTO NAS MONTANHAS CAPIXABAS. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 16, n. 2, 2014. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/820. Acesso em: 29 mar. 2024.