A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇO TERRITORIAL DE INOVAÇÃO: O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO INCENTIVO ÀS PRÁTICAS INOVADORAS DE GESTÃO

Autores

  • Arnaldo Mauerberg Junior
  • Julia Guerreiro
  • Caio Cesar de Medeiros Costa
  • Marco Aurélio Marques Ferreira

Palavras-chave:

Extensão universitária, desenvolvimento local, Prêmio Gestão Pública, Cidadania

Resumo

A interação Universidade-Sociedade pode ser encarada, aliada à pesquisa e à docência, como uma das principais atividades das escolas de nível superior. O Prêmio Gestão Pública e Cidadania (GPC), concedido pela Fundação Getúlio Vargas, busca tal relacionamento com as comunidades envolvidas, ao julgar, avaliar e premiar iniciativas de desenvolvimento local. Objetivou-se, principalmente, neste artigo, realizar uma análise georreferenciada do Prêmio GPC, apresentando ao leitor as principais características dos projetos de desenvolvimento que foram avaliados como: área de atuação, abrangência, público alvo, etc. A análise diz respeito aos anos de 2005 e 2006. Ao contrário do esperado, nos resultados mostrou-se que as regiões mais carentes do país são, também, as que apresentam menor quantidade de projetos em distintas áreas de atuação.

Downloads

Publicado

2014-08-27

Como Citar

MAUERBERG JUNIOR, A.; GUERREIRO, J.; COSTA, C. C. de M.; FERREIRA, M. A. M. A UNIVERSIDADE COMO ESPAÇO TERRITORIAL DE INOVAÇÃO: O PAPEL DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NO INCENTIVO ÀS PRÁTICAS INOVADORAS DE GESTÃO. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 16, n. 2, 2014. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/823. Acesso em: 28 mar. 2024.