MERCADOS AGROALIMENTARES: PRÁTICAS, VALORES BIOCULTURAIS E INTERAÇÕES SOCIAIS MEDIADAS POR FEIRANTES

Autores

  • Georgiana Luna Batinga Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcelo de Rezende Pinto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Alessandro Silva de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Mercados Agroalimentares, Nova Sociologia Econômica, Pequenos Produtores.

Resumo

O mercado é um lugar historicamente situado definido por um conjunto de leis, normas e acordos criados e modificados por diversos atores que operam trocas mercantis e simbólicas. A delimitação destes espaços de troca, de formação de preços, de interações e dimensões valorativas é o conceito de mercados usado nesse estudo. Neste sentido, entende-se que pequenos produtores rurais são importantes atores na curta cadeia de abastecimento alimentar que une produtor ao consumidor final. No entanto, eles ainda são marginalizados nessa cadeia de valor, afetando a sustentabilidade alimentar e a subsistência de mercados agroalimentares. Considerando esse panorama e a importância do tema, esse estudo foi guiado pelo objetivo de compreender o fenômeno criação de mercados a partir de interações sociais estabelecidas entre os atores envolvidos na rede agroalimentar de pequenos produtores rurais,
e com isso identificar oportunidades para agregar maior valor aos agricultores em uma cadeia de valor agrícola. Os resultados apontam para a valorização da herança biocultural como um atributo que garante o reconhecimento local e a importância das trocas e dinâmicas sociais estabelecidas entre os feirantes, reconhecidas em práticas interligadas por meio de cadeias de traduções envolvendo vários intermediários, favorecendo a sustentabilidade social e a inclusão econômica.

Biografia do Autor

Marcelo de Rezende Pinto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2 a partir de 2019. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e graduado em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). Já coordenou cursos de graduação em Administração e pós-graduação lato sensu em Marketing. Desde 2012, faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGA PUC Minas), atuando na linha de pesquisa Estratégia e Marketing. Atualmente, é coordenador do PPGA PUC Minas. Lidera o Grupo de Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade - GEMACONS do PPGA PUC Minas desde 2013. Organizou os livros Cultura e Consumo no Brasil: estado atual e novas perspectivas e Cultura e Consumo no Brasil: Avançando em novas articulações publicados pela Editora PUC Minas e é co-autor do livro Pesquisa Transformativa do Consumidor publicado pela Editora Appris. É um dos coordenadores do track Marketing e Sociedade da área de Marketing da ANPAD. É líder do tema Cultura e Consumo da área de Marketing e Comportamento do Consumidor do SEMEAd (Seminários em Administração da USP) desde 2016. Recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Teses 2021 pela orientação da tese Consumo de Crédito e Violência Financeira com Idosos de Baixa Renda: Uma investigação na perspectiva da Transformative Consumer Research.Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: Cultura e Consumo; Estudos do Consumo com ênfase na interseccionalidade (incluindo as variáveis gênero, raça e classe); Pesquisa Transformativa do Consumidor; Marketing e Sociedade; Métodos interpretativos de pesquisa em marketing.

Alessandro Silva de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Administração pela UNINOVE-SP (2016). Mestre em Ciências da Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2010). Graduação em Administração de Empresa pelo Instituto Presbiteriano Gammon (2002). Possui Especialização Lato Sensu em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas, Gestão Agroindustrial e em Ecoturismo: Interpretação e Planejamento de Atividades em Áreas Naturais (UFLA). Também é especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS (Câmpus CPCS - Departamento de Administração). Atualmente desenvolvendo pesquisa sobre o consumo de alimentos orgânicos com auxílio financeiro do CNPQ.

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Publicado

2023-04-04

Como Citar

BATINGA, G. L.; PINTO, M. de R.; DE OLIVEIRA, A. S. MERCADOS AGROALIMENTARES: PRÁTICAS, VALORES BIOCULTURAIS E INTERAÇÕES SOCIAIS MEDIADAS POR FEIRANTES. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 25, p. e1939, 2023. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1939. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial – Construção e Dinâmica de Mercados Agroalimentares