O Programa de Aquisição de Alimentos e sua distribuição entre os municípios brasileiros

Autores

  • Augusta Pelinski Raiher
  • Ana Paula Moreira

Palavras-chave:

PAA, Agricultura Familiar, CONAB

Resumo

No presente trabalho, analisou-se a distribuição espacial do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ao longo dos municípios brasileiros. De forma específica, investigou-se a reformulação que se teve no programa, a partir de 2012, acarretou numa ampliação de municípios atendidos, e se privilegiaram os pontos nos quais se concentram a maior parte dos agricultores familiares no país. Para isso, foram separadas as modalidades do PAA operadas pela CONAB versus as modalidades operadas pelos estados e municípios. Na sequência, realizou-se uma análise exploratória de dados espaciais. Os resultados demonstraram uma ampliação dos municípios participantes do programa, embora o montante tenha diminuído nos últimos anos. Essa distribuição dos municípios participantes beneficiou todas as regiões brasileiras, concentrando-se, especialmente, nos pontos em que a agricultura familiar é mais presente. De forma preliminar, pode-se inferir que a reformulação do PAA está atingindo o objetivo de ampliar o número de municípios envolvidos no programa.

Biografia do Autor

Augusta Pelinski Raiher

Docente do Programa de Pós-Gradação em Ciências Sociais e do curso de economia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Doutora em economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Ana Paula Moreira

Mestrando do Programa de Ciências Sociais da UEPG. Professora colaboradora do curso de serviço social da UEPG.

Downloads

Publicado

2019-11-27

Como Citar

PELINSKI RAIHER, A.; MOREIRA, A. P. O Programa de Aquisição de Alimentos e sua distribuição entre os municípios brasileiros. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 20, n. 2, 2019. Disponível em: http://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1204. Acesso em: 3 dez. 2021.