Código de Ética

CÓDIGO DE ÉTICA

O processo de avaliação de artigos por parte da revista Organizações Rurais e Agroindustriais segue os seguintes princípios éticos:

- A seleção de avaliadores por parte dos editores de seção deverá buscar a total imparcialidade, evitando a escolha de avaliadores da mesma instituição dos autores ou que possuam relacionamento próximo com os mesmos.

- Os avaliadores devem se recusar a aceitar a designação de artigos para os quais não possuem competência técnica ou no caso em que possam de alguma maneira identificar os autores.

- A decisão final sobre o aceite ou rejeição de artigos é do editor, cabendo aos avaliadores somente a emissão de parecer técnico.

- Os autores devem submeter apenas artigos inéditos em periódicos e que não estejam em processo de avaliação em outro periódico. Além disso, devem declarar formalmente que o artigo é inédito em caso de aceite para publicação e que o artigo não contém plágio ou uso indevido de dados de outras publicações.

- Os autores deverão assinar declaração de originalidade e cessão de direitos patrimoniais previamente à publicação do artigo.

- Os avaliadores deverão fazer análise criteriosa com relação à originalidade dos artigos procurando detectar possíveis plágios.

- Artigos que foram publicados com erros técnicos ou que constituam plágio total e/ou parcial de outros artigos serão retirados assim que os problemas sejam detectados. Os autores se comprometem a redigir carta de retratação que será publicada no site da revista

- Todos os trabalhos são submetidos à leitura de, pelo menos, dois pareceristas, garantidos sigilo e anonimato tanto do(s) autor(es) quanto dos pareceristas.

- As sínteses dos pareceres, em caso de aceite condicionado ou recusa, são encaminhadas ao(s) autor(es).