Normas Editoriais e Orientações para Submissão

DIRETRIZES PARA AUTORES

A revista Organizações Rurais e Agroindustriais (OR&A) é um periódico cujo objetivo é divulgar trabalhos científicos e ensaios desenvolvidos no âmbito da Administração, privilegiando questões sobre as unidades produtivas rurais e as organizações públicas e privadas que, direta e indiretamente, estão ligadas ao ambiente rural e ao sistema agroindustrial. Desta forma, os manuscritos submetidos à revista, devem se encaixar em um dos seguintes temas:

  • Agricultura familiar, políticas públicas e desenvolvimento;
  • Contabilidade e finanças;
  • Economia e comércio exterior;
  • Estudos organizacionais e associativismo;
  • Gestão da qualidade, operações e logística;
  • Inovação, tecnologia e empreendedorismo;
  • Marketing e estratégia;
  • Sistemas agroindustriais e sustentabilidade;

Para ser submetido à revista, o artigo deve ser redigido em linguagem clara, direta e objetiva, nos idiomas português, espanhol ou inglês, e contar com o máximo de cinco autores. O artigo deve ser inédito, não tendo sido enviado a outro veículo de publicação.

A critério do Conselho Editorial, trabalhos originalmente publicados em língua estrangeira podem ser aceitos em caráter excepcional. Para assegurar uma avaliação cega segura, arquivos submetidos para avaliação não devem conter quaisquer formas de identificação dos autores.

Todo o processo de submissão do trabalho, bem como o acompanhamento do andamento da avaliação será online, mediante login e senha no sistema da Revista OR&A. Para tanto, um dos autores deverá realizar seu cadastro, fornecendo e mantendo atualizadas suas informações pessoais e de contato. Os autores deverão, ainda, registrar-se na base do ORCID (orcid.org), o qual fornece um identificador digital que distinguirá o pesquisador de seus pares, além de auxiliar no reconhecimento de suas publicações. O número identificador do ORCID deve ser incluído em seu perfil, em nosso sistema.

Para a submissão do manuscrito, o autor deverá entrar no sistema com seu login e senha e seguir as instruções de submissão. Nesta etapa, deverão ser informados:

  • O idioma da submissão;
  • A seção apropriada para a submissão;
  • Confirmação dos requisitos para o envio do manuscrito;
  • Comentários para o editor;
  • Upload do arquivo principal e de materiais complementares;
  • Dados da submissão: Título; Resumo; Lista de autores (máximo cinco); Área de conhecimento; Palavras-chave (de três a cinco); Agências de fomento (caso houver).

No campo Comentários para o Editor, os autores devem especificar:

  • Caso o artigo submetido tenha sido publicado integral ou parcialmente em anais de eventos: devem-se comunicar os anais e o ano de publicação. Caso possível, informar também o link para acesso ao original.
  • Caso o artigo advenha de monografias, dissertações ou teses que tenham sido depositadas em Repositórios Institucionais: deve-se comunicar o título do trabalho e data do depósito.
  • Conflito de interesses: Todos os autores devem declarar quaisquer relacionamentos financeiros e pessoais com outras pessoas ou organizações que possam influenciar seu trabalho. Se não houver interesse a declarar, declare o seguinte: “Os autores declaram não haver conflitos de interesse no assunto ou nos materiais discutidos neste manuscrito”.
  • Agradecimentos: Os agradecimentos são de caráter opcional. Eles deverão ser adicionados no campo “Comentários ao Editor”, e não podem ser incluídos no corpo do trabalho. Eles deverão ter o seguinte formato (com base em Hayashi & Bello, 2014):

Apoio técnico: Agradecimento à/ao [NOME] pelo apoio técnico na realização de [ESPECIFICAR: análises estatísticas; acesso a instrumentos; serviços de laboratório; normalização documentária; tradução, revisão e preparação do manuscrito; elaboração de materiais visuais; coleta de dados; aplicação de questionários; editoração; equipe de laboratório; recursos de informática para tratamento de dados; recursos de tecnologia para a operação de equipamentos específicos; etc.].

Apoio Administrativo: Agradecimento à/ao [NOME] pelo apoio em [ESPECIFICAR: serviços de secretaria; trâmites burocráticos internos e externos].

Acesso a dados e equipamentos: Agradecimento à/ao [NOME] por fornecer acesso aos dados e equipamentos que permitiram a escrita deste manuscrito.

Agência de fomento: Agradecimento à/ao [NOME DA AGÊNCIA FINANCEIRA] pelo apoio financeiro, vinculado ao Processo [nº]. Apoio concedido: [ESPECIFICAR: Bolsa de estudos; financiamento do projeto]”.

Orientação: Agradecimento à/ao [NOME] pela orientação ou coorientação na pesquisa que originou este manuscrito.

Instituição de Origem: Agradecimento à [Nome da Instituição] por proporcionar a realização deste estudo.

Participantes da pesquisa: Agradecimento aos seres humanos (indivíduos ou grupos) que participaram do processo de pesquisa que originaram este manuscrito.

Uma vez concluídas as etapas de submissão, o autor principal será notificado por e-mail sobre o recebimento do manuscrito original e, posteriormente, informado sobre o resultado da avaliação. A avaliação adota o sistema double-blind review (avaliação dupla às cegas) e será realizada por consultores Ad Hoc. O trabalho dos autores e consultores não será remunerado.

Caso o trabalho seja aceito para a publicação, os autores deverão encaminhar a versão final do manuscrito para uma rigorosa revisão gramatical e ortográfica na língua em que foi escrito (português, espanhol ou inglês). O artigo só será publicado mediante apresentação do comprovante desta revisão pelos autores aos editores da revista.

CONDIÇÕES PARA SUBMISSÃO

Como parte do processo, solicita-se aos autores que verifiquem a conformidade da submissão em relação aos itens listados a seguir.

  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. Se o trabalho foi publicado (total ou parcialmente) em anais de congressos, ou Repositório Institucional, tal informação foi incluída no campo "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, em extensão .doc.
  • O texto se adequa aos padrões de estilo e requisitos bibliográficos exigidos pela Revista OR&A, disponíveis em “Políticas Editoriais”.
  • URLs e DOIs para as referências foram informados, quando possível.
  • A identificação de autoria foi removida do texto e das propriedades do arquivo, garantindo sigilo e anonimato durante o processo de avaliação às cegas.
  • O texto evidencia, de maneira clara, quais são as contribuições e avanços do trabalho, em termos teóricos, metodológicos e/ou empíricos.
  • O artigo não contém plágio ou uso indevido de dados de outras publicações.
  • Os autores estão cientes que, após o aceite final do manuscrito, este deve ser encaminhado para a revisão ortográfica e gramatical (português, inglês ou espanhol). Esta revisão é de inteira responsabilidade dos autores e a publicação do manuscrito está condicionada à apresentação dos comprovantes à equipe editorial.


NORMAS DE FORMATAÇÃO

Antes de iniciar o processo de submissão, é importante se certificar de que o texto se adéqua aos padrões de estilo e requisitos bibliográficos exigidos pela Revista OR&A, descritos a seguir:

Formatação Geral:

  • Língua de publicação: A Revista OR&A aceita submissões em Português, Inglês e Espanhol;
  • Layout da página: Tamanho A4 (21cm x 29,7cm); Margens superior e esquerda: 3cm; Margens inferior e direita: 2cm; Cabeçalho e Rodapé: 1,25cm;
  • Texto e Parágrafo: Fonte: Times New Roman, tamanho 12; Alinhamento: justificado; Recuo: Esquerda e direita: 0 cm - Especial: Primeira linha: 1,25 cm; Espaçamento: Antes e Depois: 0 pt - Entre linhas: 1,5; Extensão: máximo de 25 páginas, incluindo quadros, tabelas, notas, gráficos, ilustrações e referências bibliográficas.

Estrutura:

  • Título do trabalho (idioma original): máximo de 15 palavras, texto em negrito e caixa alta. O idioma original é aquele em que o trabalho foi submetido. Caso o idioma original do trabalho seja o português, o idioma considerado secundário será o inglês.
  • Resumo (idioma original): máximo de 250 palavras em um único parágrafo, sem recuo, contendo justificativa, objetivos, metodologia, principais resultados e conclusões e a contribuição teórica, metodológica ou empírica do trabalho para o avanço do campo científico.
  • Palavras-chave (idioma original): de três a cinco palavras-chave, as quais não estejam presentes no título do trabalho.
  • Título do trabalho (idioma secundário): máximo de 15 palavras, texto em negrito. Caso o trabalho submetido esteja nos idiomas inglês ou espanhol, o idioma secundário será obrigatoriamente o português.
  • Resumo (idioma secundário): máximo de 250 palavras em um único parágrafo, sem recuo, contendo justificativa, objetivos, metodologia, principais resultados e conclusões e a contribuição teórica, metodológica ou empírica do trabalho para o avanço do campo científico.
  • Palavras-chave (idioma secundário): de três a cinco palavras-chave, as quais não estejam presentes no título do trabalho.
  • Sugere-se que o texto seja escrito contendo os seguintes elementos:

Introdução: deverá apresentar o contexto da pesquisa, justificativas para sua realização e objetivos. A introdução também deve trazer, de maneira clara, quais são as contribuições do estudo para o avanço científico do campo, em termos teóricos, metodológicos e/ou empíricos.

Referencial teórico: As citações deverão ser inseridas no corpo do texto, incluindo nome do autor, ano da publicação e número da página (em caso de citação direta), seguindo as normas da APA 7ª edição. Os trabalhos referenciados deverão, preferencialmente, terem sido publicados nos últimos 10 (dez) anos.

Metodologia: deverá conter todas as informações necessárias para a adequada interpretação e avaliação dos resultados.

Resultados e discussão: os resultados apresentados deverão ser pertinentes à metodologia apresentada, além de serem discutidos conforme a literatura referenciada. Os resultados também devem ser compatíveis com os objetivos traçados para o estudo.

Conclusões: deverão incluir as principais conclusões do trabalho, suas limitações e sugestões para pesquisas futuras.

Notas (opcional): devem ser inseridas como notas de rodapé.

Referências: As referências completas do(s) autor(es) citado(s) deverão ser apresentadas em ordem alfabética, ao final do texto, seguindo as normas da American Psychological Assiciation (APA - 7th edition).

  • Figuras

Caso o artigo contenha fotografias, gráficos, figuras, símbolos e fórmulas, essas deverão ser elaboradas com fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhamento centralizado, espaçamento entre linhas simples, sem recuo na 1ª linha, e sem espaço entre parágrafos. Estes elementos devem ser submetidos em formato editável, na sequência em que aparecem no texto.

O título deve ser inserido após a figura, com o seguinte formato:

FIGURA X - Título XXX

Fonte: Times New Roman, tamanho 10, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas de 1,5, sem recuo na 1ª linha, sem espaço entre parágrafos.

  • A fonte de origem dos dados deve ser apresentada abaixo da figura, com a seguinte formatação:

Fonte: Autor (ano).

Fonte: Times New Roman, tamanho 10, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas de 1,5, sem recuo na 1ª linha, sem espaço entre parágrafos.

Exemplo:

FIGURA 1 – Logomarca da Revista Organizações Rurais e Agroindustriais

Fonte: Revista OR&A (2020).

Estes elementos ainda deverão obedecer às seguintes normas:

  • Figuras e/ou fotografias deverão ser nítidas e com contraste, inseridas no texto após a citação das mesmas e em um arquivo à parte, salvas em extensão 'TIFF' ou 'JPEG', com resolução mínima de 300 dpi.
  • Gráficos deverão ser inseridos após sua citação, dentro do próprio texto, elaborados preferencialmente em Excel.
  • Símbolos e fórmulas matemáticas deverão ser elaborados em processador que possibilite a formatação para o programa Page Maker (ex: MathType, Equation), sem perda de suas formas originais.

Atenção: Certifique-se de que todos os elementos estão referenciados no texto.

  • Tabelas

Caso o artigo contenha tabelas, essas deverão ser elaboradas com fonte Times New Roman, tamanho 10, alinhamento centralizado, espaçamento entre linhas simples, sem recuo na 1ª linha, e sem espaço entre parágrafos. Estes elementos devem ser submetidos em formato editável, na sequência em que aparecem no texto.

  • O título deve ser inserido antes da tabela, com o seguinte formato:

TABELA Nº - Título XXX

Fonte: Times New Roman, tamanho 10, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas de 1,5, sem recuo na 1ª linha, sem espaço entre parágrafos.

  • A fonte de origem dos dados deve ser apresentada abaixo da tabela, com a seguinte formatação:

Fonte: Autor (ano).

Fonte: Times New Roman, tamanho 10, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas de 1,5, sem recuo na 1ª linha, sem espaço entre parágrafos.

  • Para a construção da tabela, devem ser usados:
    • Três traços simples na horizontal: um no topo da tabela, um separando o cabeçalho e um ao final da tabela.
    • Não se usa separação entre colunas e linhas;
    • O cabeçalho e a primeira coluna indicadora devem ser escritos em negrito.

Exemplo:

TABELA 1 – Crescimento real do PIB (US$) 2013-2015.

Fonte: World Bank (2016).

  • Citações e Referências

As citações e referências devem seguir o estilo bibliográfico apresentado nas normas da American Psychological Assiciation (APA - 7th edition, 2020). As citações devem ser apresentadas no corpo do texto, seguindo o sistema autor-data e devidamente referenciadas em ordem alfabética, na lista de referências.

Citação Direta: Deve-se informar o autor, o ano e a página.

As citações diretas devem ser referenciadas seguindo Autor, Ano de Publicação, número da página.

  • As citações com menos de 40 palavras, devem ser incorporadas ao texto, entre aspas duplas.

De acordo com Roldan e Revillion (2019, p.106) “Os queijos artesanais são avaliados pelos consumidores a partir de diversos aspectos que podem ser classificados a partir dos mundos de legitimação considerados na Teoria das Convenções”.

  • As citações com mais de 40 palavras, devem ser feitas em uma nova linha, sem aspas, com recuo de 1 cm na margem esquerda, sem recuo na primeira linha, em tamanho 10.

O mundo doméstico também se relaciona com a valorização de atributos ligados ao localismo, ou seja, a valorização de queijos artesanais com origem geográfica específica e reconhecida, queijos adquiridos diretamente do produtor na propriedade rural ou em feiras locais. Nesse contexto, o conceito de terroir é importante, pois representa uma convenção doméstica que envolve o impacto das características edafoclimáticas da região de produção nas características do queijo, assim como a manutenção de práticas típicas dos produtores de determinada região (Roldan & Revillion, 2019, p.106).

Citação Indireta: Deve-se informar o autor e ano

  • No caso de citações indiretas, deve-se colocar apenas autor e data:

Roldan e Revillion (2019) apontam a Teoria das Convenções auxilia na identificação de aspectos que podem auxiliar os consumidores na classificação e avaliação de queijos artesanais.

ou

A teoria das convenções auxilia na identificação de aspectos que podem auxiliar os consumidores na classificação e avaliação de queijos artesanais (Roldan & Revillion, 2019).

Forma de citação:

  • A forma de citação, leva em conta a quantidade de autores que a obra possui, bem como a frequência com que essa obra é citada no texto:

Um autor

Dois autores

Três a cinco autores

Seis ou mais autores

1ª citação no texto:

Silva (2020)

*Silva (2020, p. 05)

Roldan e Revillion (2019)

Roldan e Revillion (2019, p. 106)

Siqueira, Chain e Campos (2019)

Siqueira, Chain e Campos (2019, p. 149)

Paiva et al. (2020)

Paiva et al. (2020, p.25)

Citações subsequentes:

Silva (2020)

Silva (2020, p. 05)

Roldan e Revillion (2019)

Roldan e Revillion (2019, p. 106)

Siqueira et al. (2019)

Siqueira et al. (2019, p. 149)

Paiva et al. (2020)

Paiva et al. (2020, p.25)

1ª citação entre parêntese:

(Silva, 2020)

(Silva, 2020, p. 05)

(Roldan & Revillion, 2019)

(Roldan & Revillion, 2019, p. 106)

(Siqueira, Chain & Campos, 2019)

(Siqueira, Chain & Campos, 2019, p. 149)

(Paiva et al., 2020)

(Paiva et al., 2020, p.25)

Citações subsequentes entre parêntese:

(Silva, 2020)

(Silva, 2020, p. 05)

(Roldan & Revillion, 2019)

(Roldan & Revillion, 2019, p. 106)

(Siqueira et al., 2019)

(Siqueira et al., 2019, p. 149)

(Paiva et al., 2020)

(Paiva et al., 2020, p.25)

  • Para autores com o mesmo sobrenome, incluem-se o nome dos autores e as iniciais em todas as citações do texto:

C. Silva (2001) e A. Silva (2004)

Paul Janet (1867) and Pierre Janet (1906)

Referências Bibliográficas:

As referências devem ser construídas seguindo o modelo: Autor – Data – Título – Fonte

Fonte: Times New Roman, 12, espaçamento entre linhas simples, deslocamento na primeira linha de 0,85, espaçamento antes e depois do parágrafo: automático. Título do periódico ou título do livro em itálico.

Informar, sempre que disponível, o DOI ou a URL da referência.

Artigos em periódicos:

*Autor / Data / Título / Informação do Periódico / DOI ou URL

Siqueira, L. C., Chain, C. P., & Campos, R. S. (2019). Análise das intervenções nas exportações brasileiras de café solúvel para união europeia no período de 1995 a 2014. Organizações Rurais & Agroindustriais, 21(1–3), 148–160. https://doi.org/10.48142/2238-68902019v21n1-3p148160

Livros

*Autor ou Editor / Data / Título / Informação da publicação / DOI ou URL

Rodríguez, H., Donner, W., & Trainor, J. E. (2018). Handbook of Disaster Research (2nd ed.). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-319-63254-4

Capítulo de livro

*Autor do capítulo / Data / Título do capítulo / Informações do livro: editores, título do livro, edição, páginas, editora / DOI ou URL

Perry, R. W. (2018). Defining Disaster: An Evolving Concept. In H. Rodríguez, W. Donner, & J. E. Trainor (Eds.), Handbook of Disaster Research (2nd ed., pp. 3–22). Springer International Publishing. https://doi.org/10.1007/978-3-319-63254-4_1

Conferências

*Autor / Data / Título / Informações da conferência / DOI ou URL

Paiva, C. M. N., & Leme, P. H. M. V. (2018, outubro). Construção de Mercados: Uma discussão sobre a relação entre Arranjos Sociomateriais e Práticas de Mercado. In EnANPAD - Encontro Anual Da Associação Nacional Dos Programas de Pós-Graduação Em Administração, Curitiba.

Dissertações e teses

*Autor / Data / Título / Fonte / URL

Leme, P. H. M. V. (2015). A Construção do Mercado de Cafés Certificados e Sustentáveis da Utz Certified no Brasil: as práticas e os Arranjos de Mercado [Tese de Doutorado, Universidade Federal de Lavras]. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10405

Guimarães, E. R. (2016). Terceira onda do café: base conceitual e aplicações [Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Lavras]. http://repositorio.ufla.br/jspui/handle/1/10972

Para mais informações, consultar o Manual of the American Psychological Association, Seventh Edition (2020) - ISBN: 9781433832178. Disponível em: https://apastyle.apa.org/products/publication-manual-7th-edition/

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