RECONEXÃO ENTRE PRODUTORES E CONSUMIDORES EM CADEIAS AGROALIMENTARES CURTAS POR MEIO DE UMA MÍDIA SOCIAL

Autores

  • Cezar Eduardo Soares Cordeiro Universidade Federal da Grande Dourados
  • Erlaine Binotto Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Dimensões biológicas, sociais e morais, valores, virtual

Resumo

As cadeias curtas agroalimentares estão estabelecendo, cada vez mais, interações em ambientes virtuais e podem reconectar as relações entre produtores e consumidores. O objetivo foi investigar o processo de reconexão on-line entre os produtores, consumidores e alimentos em cadeias curtas agroalimentares de Mato Grosso do Sul, Brasil. Foram coletados comentários, através do Facepager, em postagens nas páginas das redes sociais dos produtores no Facebook, e realizadas entrevistas com cinco produtores para identificar as três dimensões da reconexão dos produtores e consumidores (biológica, social e moral). Para análise dos dados dos conteúdos do Facebook utilizou-se o software Iramuteq e interpretação do conteúdo das entrevistas. Os resultados mostraram poucas interações entre produtores e consumidores no Facebook,
mas um forte esforço por parte dos produtores em divulgar e atrair consumidores, indicando a noção de reconexão nas três dimensões estudadas. Os produtores apresentam um discurso que remete à reconexão, como também promovem a reconexão virtualmente, através da divulgação dos processos biológicos, sociais e morais ao publicar imagens dos alimentos. Assim como nos espaços materiais, há a troca de valores e significados regionais, éticos, morais, biológicos e sociais no ambiente on-line. O estudo contribui em termos teóricos na validação de um construto ainda não aplicado no Brasil e, na perspectiva prática, mostrando os benefícios da utilização de mídias sociais em cadeias curtas que incluem baixo custo, ser uma plataforma pronta e de fácil utilização. Ademais, indica o espaço virtual com grande potencial para reconectar produtores e consumidores a comportamentos mais sustentáveis para com os alimentos.

Downloads

Publicado

2022-10-27

Como Citar

CORDEIRO, C. E. S.; BINOTTO, E. RECONEXÃO ENTRE PRODUTORES E CONSUMIDORES EM CADEIAS AGROALIMENTARES CURTAS POR MEIO DE UMA MÍDIA SOCIAL. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 24, p. e1848, 2022. Disponível em: http://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1848. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Sistemas agroindustriais e sustentabilidade