Relevância do valor justo em ativos biológicos: Uma análise experimental da percepção do mercado versus a percepção acadêmica

Autores

  • Amaury José Rezende Universidade de São Paulo
  • José Marcos da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Flávia Zóboli Dalmácio Universidade de São Paulo
  • Isabelle Ribeiro Rodrigues Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Valor justo, custo histórico, pensamento contrafactual

Resumo

Há críticas tanto da academia quanto do ambiente empresarial sobre a importância do uso do valor justo (VJ), principalmente para ativos relacionados aos produtos agrícolas sem um mercado ativo de negociação. Para analisar qual a relevância do método de VJ para ativos biológicos para os usuários, um experimento foi realizado com 217 profissionais de mercado que cursavam o MBA Executivo e 155 estudantes de graduação em contabilidade a partir da perspectiva da Teoria do Pensamento Contrafactual. Os seguintes estímulos foram considerados se: (i) o resultado (perdas ou ganhos) resultante da avaliação no VJ, (ii) o tipo de ativo biológico (com ou sem liquidez) e (iii) a decisão gerencial (manter o ativo até a data de vencimento ou disponibilizar para venda) interferem no julgamento da relevância do VJ nos ativos biológicos. Os resultados indicam que o uso do VJ é relevante para a mensuração dos ativos biológicos, em contraposição ao custo histórico. O tipo de ativo (eucaliptos) e a decisão gerencial (disponibilizar para venda) levou a diferentes percepções para os acadêmicos que consideraram mais relevante o uso do VJ. Para os profissionais de mercado, os resultados indicam que o tipo de ativo (eucalipto) afetou o julgamento do VJ como métrica apropriada para o valor do ativo. Além disso, a partir dos resultados conclui-se que a percepção da relevância do método de VJ é maior para avaliar ativos biológicos (bovinos e florestas) do que a confiabilidade no processo e nos resultados.

Downloads

Publicado

2022-10-27

Como Citar

REZENDE, A. J.; DA SILVA, J. M.; DALMÁCIO, F. Z.; RODRIGUES, I. R. Relevância do valor justo em ativos biológicos: Uma análise experimental da percepção do mercado versus a percepção acadêmica. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 24, p. e1888, 2022. Disponível em: http://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1888. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Contabilidade e Finanças