ECONOMIA SOLIDÁRIA E COMERCIALIZAÇÃO EM CIRCUITOS CURTOS: AGROECOLOGIA NO ASSENTAMENTO OSVALDO DE OLIVEIRA DO MST/RJ

Autores

  • Gilcimar Ferreira de Carvalho Caetano Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO
  • Sergio Eduardo de Pinho Velho Wanderley Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Palavras-chave:

Autogestão, Organização do Trabalho, Reforma Agrária

Resumo

O objetivo desta pesquisa é investigar como se aplica o conceito de economia solidária na organização do trabalho no assentamento Osvaldo de Oliveira, estruturado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra. A investigação é feita a partir do que informam os assentados(as). Com abordagem qualitativa descritiva, a construção da pesquisa deu-se a partir de observação participante durante convívio com os assentados; elaboração de caderno de campo; além de entrevistas semiestruturadas realizadas com residentes do assentamento. A interpretação do material coletado apoiou-se nas orientações de análise de conteúdo categorial. O estudo é relevante pois, para além da perspectiva dos estudos organizacionais, consiste em dar visibilidade aos pequenos agricultores — por vezes ignorados pela sociedade — que se
utilizam de Circuitos Curtos de Comercialização para escoar sua produção; além de contribuir para desvelar o discurso social democrata presente no espaço do assentamento, como sendo local de emancipação do trabalhador rural. Os resultados sugerem que o assentamento propõe uma organização com a práxis da economia solidária, que se caracteriza por uma comunidade gerida coletivamente. As questões de interesse do assentamento relacionadas à organização do trabalho, como por exemplo as questões pedagógicas, são discutidas em assembleias, conforme são regidos os empreendimentos de economia solidária. Como sugestão para futuras pesquisas, apontamos a necessidade de investigação acerca do impacto que o trabalho e a convivência com situações de conflito possam provocar na saúde do trabalhador rural, além do impacto na economia local e também na vida pessoal do agricultor.

Downloads

Publicado

2023-03-15

Como Citar

CAETANO, G. F. de C. .; WANDERLEY, S. E. de P. V. . ECONOMIA SOLIDÁRIA E COMERCIALIZAÇÃO EM CIRCUITOS CURTOS: AGROECOLOGIA NO ASSENTAMENTO OSVALDO DE OLIVEIRA DO MST/RJ. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 25, p. e1958, 2023. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1958. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Estudos organizacionais e associativismo