CARACTERIZAÇÃO DE MERCADO E ESTRUTURA DE GOVERNANÇA NA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE NA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL

Autores

  • Raquel Breintenbach
  • Renato Santos de Souza

Palavras-chave:

Cadeia produtiva do leite, governança, estrutura de mercado de fatores

Resumo

A estrutura de mercado de fatores que predominou por muitos anos na cadeia produtiva do leite, nas diferentes regiões do estado do Rio Grande do Sul, foi a de monopsônio, em que, apesar de existirem várias empresas processadoras de leite, essas se localizavam de maneira que o agricultor não tinha mais do que uma opção de venda do seu produto. A partir de 2004, tem-se observado um significativo aumento no número de empresas processadoras de laticínio no Norte do estado do RS, concentrando-se em regiões que possuem fortes bacias leiteiras e gerando, consequentemente, aumento da concorrência para aquisição da matéria-prima leite in natura. Objetivou-se, nesta pesquisa,investigar as características das transações entre empresa processadora e agricultor, bem como a governança adotada na cadeia produtiva do leite (na localidade São Jorge, Ajuricaba-RS), a partir da mudança da estrutura de mercado de fatores de um monopsônio para um oligopsônio concorrencial. Para o alcance desses objetivos, especialmente no que se refere à seleção e análise do caso estudado, utilizou-se um referencial teórico construído a partir da teoria da Organização Industrial (OI) para a análise do mercado e sua estrutura; bem como da Nova Economia Institucional (NEI) e Economia dos Custos de Transação (ECT) para a análise das transações e governança da cadeia produtiva. Observou-se que a concorrência no local gerou modificações no comportamento dos agentes e aumento nos custos de transação, caracterizados pela maior frequência nas transações, aumento da incerteza e do oportunismo. Já a estrutura de governança adotada na estrutura de oligopsônio, comparada à adotada no ambiente de monopsônio, continuou híbrida, mas ficou mais próxima de uma governança via mercado.

Downloads

Publicado

2011-04-19

Como Citar

BREINTENBACH, R.; DE SOUZA, R. S. CARACTERIZAÇÃO DE MERCADO E ESTRUTURA DE GOVERNANÇA NA CADEIA PRODUTIVA DO LEITE NA REGIÃO NOROESTE DO RIO GRANDE DO SUL. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 13, n. 1, 2011. Disponível em: http://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/307. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos