Universidades, ONGs e associações rurais em parceria para desenvolver a agricultura familiar: o caso de Sumidouro, Alegre-ES

Autores

  • Haloysio Miguel de Siqueira Universidade Federal do Espírito Santo

Palavras-chave:

extensão e desenvolvimento sustentável, agricultura familiar, formação profissional

Resumo

Com este artigo, objetiva-se a experiência piloto em extensão rural da Universidade Federal do Espírito Santo-UFES, do Grupo KAPI’XAWA (Organização Não-Governamental – ONG) e da Associação da Comunidade de Sumidouro, situada no município de Alegre-ES, visando tanto ao desenvolvimento sustentável da comunidade, como à vivência prática dos alunos da disciplina extensão rural e dos integrantes do Grupo KAPI’XAWA. Estão sendo conduzidas, de maneira participativa, as seguintes linhas de ação: associativismo, produção orgânica (vegetal e animal) e recuperação/conservação das águas. Destaca-se a metodologia da implantação de unidades de observação como base para a difusão das inovações. O mais importante nesse projeto é o processo social de ensino-aprendizagem desencadeado. As principais limitações são: o caráter acadêmico do projeto, por estar condicionado ao regime disciplinar semestral; o grau de identificação e compromisso dos alunos com o projeto; a rotatividade dos integrantes do Grupo KAPI’XAWA; e a fragilidade da Associação.

Downloads

Publicado

2011-04-11

Como Citar

DE SIQUEIRA, H. M. Universidades, ONGs e associações rurais em parceria para desenvolver a agricultura familiar: o caso de Sumidouro, Alegre-ES. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 9, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/154. Acesso em: 29 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos