OS CANAIS DE COMERCIALIZAÇÃO UTILIZADOS PELOS AGRICULTORES FAMILIARES EM ARATIBA – RS
Palavras-chave:
Diversidade, exclusividade, autonomiaResumo
Este artigo tem por objetivo identificar os canais de comercialização utilizados pelos produtores de laranja, leite e suínos do município de Aratiba – RS, além de evidenciar o grau de diversidade dos canais de comercialização utilizados pelos agricultores familiares para ofertar a produção agroalimentar. Esta pesquisa classifica-se como exploratória e descritiva, e seus dados foram coletados entre os meses de janeiro a abril de 2020, por meio de realização de entrevistas semiestruturadas, com 50 produtores de laranja, leite e suínos residentes no município de Aratiba – RS. Os resultados da pesquisa permitiram identificar os diferentes canais de comercialização utilizados pelos produtores pesquisados e constatar que 86% das propriedades rurais utilizam apenas um canal de comercialização para oferecer os produtos agroalimentares, 12% das unidades de produção familiares utilizam dois ou três canais (canais de comercialização diversificados) para comercializar a produção agroalimentar e apenas 2% dos estabelecimentos agropecuários utilizam mais que três canais (canais de comercialização super diversificados) para ofertar os produtos agroalimentares. As contribuições deste estudo reforçam as evidências sobre a capacidade de agência dos agricultores familiares em criarem condições para garantir a reprodução socioeconômica dos grupos familiares e sobre a existência de espaços de venda que permitem os atores sociais construírem relações comerciais autônomas e transparentes.