APOIO A ATORES DA CADEIA E AO SISTEMA DE RASTREABILIDADE BOVINA: ESTUDO DE CASO NO MATO GROSSO DO SUL

Autores

  • Luana Gonçalves Perondi Universidade Federal da Grande Dourados
  • Juliana Rosa Carrijo Mauad Universidade Federal da Grande Dourados/Programa de Pós-Graduação em Agronegócios
  • Marcelo Corrêa da Silva Universidade Federal da Grande Dourados
  • João Augusto Rossi Borges Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

Gestão do agronegócio, Certificação de carnes, Especialistas

Resumo

Acessar os atores da cadeia de suprimentos pode ajudar a melhorar os sistemas de rastreabilidade animal no setor de carne bovina e identificar caminhos potenciais que podem beneficiar os pecuaristas. Desenvolveu-se um estudo de caso no Mato Grosso do Sul com atores que atendem ao Sistema Brasileiro de Rastreabilidade Bovina (SISBOV). O método Delphi foi usado para coletar informações em rodadas de perguntas, formuladas para especialistas em pecuária, incluindo pecuaristas
(Rs) e certificadores e auditores (CAs) do SISBOV. Na primeira rodada, perguntas abertas foram feitas para explorar a perspectiva dos entrevistados. A partir dessas respostas, a análise de conteúdo textual gerou uma lista de afirmações para as rodadas subsequentes. A partir da segunda rodada, as alegações foram validadas em uma escala Likert (os respondentes tiveram a oportunidade de mudar suas respostas, caso acreditassem ser necessário). Nossos resultados sugerem que a união entre os Rs parece bastante fraca e eles não têm sentimento de pertencimento à cadeia de abastecimento. Além disso, parece haver falta de informações específicas, principalmente entre os Rs, o que demanda mecanismos para reforçar, esclarecer e facilitar o fornecimento e entendimento de informações precisas. Vários caminhos possíveis são discutidos como alternativas para encorajar novos membros a aderirem ou a permanecerem comprometidos ao sistema de rastreabilidade (SISBOV) que atualmente é responsável pela exportação de carne de gado certificada para a União Europeia.

Downloads

Publicado

2023-03-15

Como Citar

PERONDI, L. G.; MAUAD, J. R. C. .; DA SILVA, M. C.; BORGES, . . . J. A. R. . APOIO A ATORES DA CADEIA E AO SISTEMA DE RASTREABILIDADE BOVINA: ESTUDO DE CASO NO MATO GROSSO DO SUL. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 25, p. e1916, 2023. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1916. Acesso em: 29 fev. 2024.

Edição

Seção

Gestão da qualidade, de operações e logística