ANÁLISE HISTÓRICA DAS CONTROVÉRSIAS NO MERCADO BRASILEIRO DE TRANSGÊNICOS NO ‘O ESTADO DE SÃO PAULO’

Autores

  • Rosana Oliveira da Silva Universidade do Grande Rio
  • Denise Franca Barros Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

Transgênicos, Controvérsias, Perspectiva Histórica

Resumo

Este artigo teve como objetivo descrever, a partir de uma perspectiva histórica, as controvérsias existentes no mercado de transgênicos na agricultura brasileira, veiculadas no jornal O Estado de S. Paulo. Partindo da Teoria Ator-Rede, seguimos os atores, utilizando o estudo das controvérsias como ferramenta metodológica. Enquanto alguns importantes atores acreditam que os transgênicos são seguros e uma forma de aumentar a produção, há aqueles que acreditam que podem causar problemas para a saúde e o meio ambiente. Embora seja uma história ainda muito recente e que podemos testemunhar, a história dos transgênicos no Brasil é relevante pela grande importância futura atribuída por distintos atores. Como resultados, identificamos que as principais controvérsias mostram interesses de atores a favor do uso dos transgênicos e de regras de rotulagem menos rígidas, contra interesses de atores que defendem regras específicas de rotulagem e o rastreamento da produção e questionam o uso. Outras questões envolvem o domínio das multinacionais,
e, neste sentido, atores contra os transgênicos defendem que os pequenos agricultores e a agricultura familiar estão em risco. Observamos ainda que as organizações internacionais e os países ocidentais foram preponderantes para a liberação dos transgênicos e que, ao longo do tempo, as controvérsias foram esvaziadas. Esta pesquisa contribuiu para compreender que redes de atores heterogêneos podem produzir diversas versões de mercado, cujas práticas podem produzir efeitos indesejados, que versões de mercado podem coexistir, mesmo diante das versões dominantes, e as muitas realidades que se encontram em disputa.

Downloads

Publicado

2023-04-04

Como Citar

DA SILVA, R. O.; BARROS, D. F. ANÁLISE HISTÓRICA DAS CONTROVÉRSIAS NO MERCADO BRASILEIRO DE TRANSGÊNICOS NO ‘O ESTADO DE SÃO PAULO’. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 25, p. e1957, 2023. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1957. Acesso em: 13 jun. 2024.

Edição

Seção

Edição Especial – Construção e Dinâmica de Mercados Agroalimentares