Dinâmica comportamental dos consumidores de café: um fator gerador deações mercadológicas

Autores

  • Talestre Maria do Carmo Mário
  • Ricardo de Souza Sette
  • Luiz Marcelo Antonialli
  • Rosemar Martins Luna
  • Luis Henrique de Barros Vilas Boas

Palavras-chave:

marketing, comportamento do consumidor, café

Resumo

Objetivando-se identificar de que forma os instrumentos de marketing influenciam seu comportamento de compra do consumidor de café, realizou-se uma pesquisa de marketing, com análises exploratória e descritiva, de natureza quantitativa. Utilizou-se o survey, com questionários estruturados, aplicados junto a 800 consumidores (São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro), em hipermercados, durante o período de julho a dezembro de 2001. Os questionários foram tabulados e analisados, utilizando-se o software SSPS (v.10), com análises estatísticas descritivas e multivariadas. Com base nos dados obtidos detectou-se que os consumidores, em sua maioria, são do sexo feminino, casados, com idade entre 20 e 40 anos, pertencentes, em grande parte, à classe social “B”, tendo como escolaridade o 2º grau completo. Dentre os instrumentos de marketing, verificou-se que os atributos relacionados ao produto (sabor, aroma e qualidade) possuem maior percepção e influência sobre o comportamento do consumidor. O preço também assume um papel importante, levando-se em conta que uma parte da amostra pertence à classe social “C”. Identificou-se que o consumidor não considerou relevantes ferramentas como propaganda e embalagem, demonstrando-se fiel à marca. Ele mostrou-se indiferente aos apelos e anúncios das propagandas que, em sua maioria, não são muito atrativas.

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Como Citar

MÁRIO, T. M. do C.; SETTE, R. de S.; ANTONIALLI, L. M.; LUNA, R. M.; BOAS, L. H. de B. V. Dinâmica comportamental dos consumidores de café: um fator gerador deações mercadológicas. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 5, n. 1, 2003. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/252. Acesso em: 6 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos