DINÂMICA EM REDES APLICADA À PESQUISA DO CAFÉ NO BRASIL

Autores

  • Uajará Pessoa Araújo Departamento de Ciências Sociais Aplicadas – Centro Federal de Educação Tecnológica MG
  • Luiz Marcelo Antonialli Professor do Departamento de Administração e Economia - Universidade Federal
  • Fábio Muller Guerrini Departamento de Engenharia de Produção - Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Redes, redes de pesquisa, pesquisa do café, análise de redes sociais

Resumo

A dinâmica de uma rede especifica de pesquisa sobre café no Brasil pode ser descrita mediante o emprego da análise sociométrica e de recortes da teoria de redes e do institucionalismo. Optou-se, neste trabalho, pela pesquisa do café, devido a uma característica que lhe peculiar: a ingerência de um Consórcio de alcance nacional, instrumento de intervenção inédito e até então único no cenário da pesquisa científica no país. Além de revelar as estratégias distintas de inserção das entidades centrais da rede – o que era seu objetivo primário – as evidências colhidas serviram para o exame de algumas hipóteses que frequentemente são tomadas como válidas, sem maiores questionamentos. Uma parte delas foi confirmada; outra, por exemplo, a relação entre densidade e coesão de Coleman, não passou incólume ao teste propiciado pela rede em consideração, o que deveria estimular o desenvolvimento de outras construções teóricas mesmo que circunscrita ao caso em estudo. Em paralelo, foi desenvolvido o indicador “Grau de Exogenia” que se mostrou útil à análise de rede de pesquisa; bem como foi possível oferecer uma descrição estrutural da rede em consideração.

Downloads

Publicado

2011-09-20

Como Citar

ARAÚJO, U. P.; ANTONIALLI, L. M.; GUERRINI, F. M. DINÂMICA EM REDES APLICADA À PESQUISA DO CAFÉ NO BRASIL. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 13, n. 2, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/354. Acesso em: 14 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos