IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIA EMPREENDEDORA INTERNACIONAL NO SETOR DE VINHOS: O CASO DA VINÍCOLA MIOLO

Autores

  • Vilmar Antônio Gonçalves Tondolo
  • Cláudia Cristina Bitencourt
  • Rosana da Rosa Portela Tondolo

Palavras-chave:

Estratégia, Implementação, Internacionalização

Resumo

Em termos de desenvolvimento teórico, há no campo de estudo da estratégia um gap significativo entre os processos de formulação e implementação da estratégia. Apesar de esses elementos serem inter-relacionados e fundamentais para a gestão estratégica, a formulação tem recebido mais atenção, tanto no âmbito acadêmico como no profissional. Assim como o processo de internacionalização das empresas, a aproximação entre os campos da estratégia e do empreendedorismo, também necessitam ser enfocados pela literatura da gestão estratégica. Com base nesse contexto acadêmico e empresarial, objetiva-se, com este trabalho, explorar elementos teóricos tendo como objeto o processo de implementação da estratégia de internacionalização da Vinícola Miolo. Este é um estudo de caso exploratório-descritivo com abordagem qualitativa. Com base na análise do caso, foi possível identificar aspectos que ilustram a implementação da estratégia, o processo de internacionalização e o empreendedorismo estratégico, tais como o papel do aprendizado, do conhecimento, e do desenvolvimento de recursos e de capacidades.








Biografia do Autor

Vilmar Antônio Gonçalves Tondolo

Universidade do Sul de Santa Catarina, Programa de Pós-graduação em Administração

Cláudia Cristina Bitencourt

Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Centro de Ciências Econômicas, Área de Conhecimento e Aplicação de Recursos Humanos

Rosana da Rosa Portela Tondolo

Escola Superior de Administração, Direito e Economia

Downloads

Publicado

2012-03-06

Como Citar

TONDOLO, V. A. G.; BITENCOURT, C. C.; TONDOLO, R. da R. P. IMPLEMENTAÇÃO DE ESTRATÉGIA EMPREENDEDORA INTERNACIONAL NO SETOR DE VINHOS: O CASO DA VINÍCOLA MIOLO. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 13, n. 3, 2012. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/431. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos