A aplicabilidade da economia dos custos de transação na decisão de integração vertical: evidências de um frigorífico brasileiro

Autores

  • Luciana Marques Vieira Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Palavras-chave:

integração vertical, estratégia de operações, teoria dos custos de transação

Resumo

Este artigo tem como objetivo explorar a decisão de integração vertical de uma empresa processadora de carne, usando uma abordagem que integra a área de estratégia de operações e a teoria econômica dos custos de transação. Nesse estudo, a integração vertical é considerada uma decisão estrutural da estratégia de operações determinada pela existência de custos de transações. O estudo de caso de uma empresa processadora de carne brasileira ilustra os principais pressupostos teóricos levantados no estudo. Os resultados sugerem que a teoria dos custos de transação auxilia na identificação dos pontos-chave das decisões estratégicas de integração vertical pelo seu caráter comportamental, reduzindo os efeitos da incerteza e da especificidade dos ativos. Ao final, sugerem-se novas pesquisas.

Downloads

Publicado

2011-04-04

Como Citar

VIEIRA, L. M. A aplicabilidade da economia dos custos de transação na decisão de integração vertical: evidências de um frigorífico brasileiro. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 10, n. 3, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/68. Acesso em: 28 abr. 2024.

Edição

Seção

Artigos