CADEIA DE FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS TRANSAÇÕES E ESTRUTURAS DE GOVERNANÇA

Autores

  • Rejane Heloise dos Santos Universidade Estadual do Paraná
  • Fernanda Cristina Ferro Malacoski Universidade Estadual de Maringá
  • Sandra Mara de Alencar Schiavi Universidade Estadual de Maringá
  • José Paulo de Souza Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

Cadeia, coordenação, produtor rural, FLV

Resumo

A cadeia de frutas, verduras e legumes (FLVs) brasileira vem demonstrando incremento na demanda e no consumo, seguindo uma tendência mundial e ocasionando maiores exigências de qualidade por parte do seu cliente final, além disso, a cadeia tem passado por uma reconfiguração com o enfraquecimento das Centrais de Distribuição (CEASAs) e surgimento de grandes redes supermercadistas, no segmento de distribuição e atacado. Ademais, a cadeia possui falhas de coordenação. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo conhecer como acontecem as transações e as estruturas de governança adotadas entre produtores e demais elos da cadeia de frutas, verduras e legumes no Brasil. Uma pesquisa qualitativa, descritiva e bibliográfica foi empreendida, a partir de estudos sobre o tema publicados nas bases Google Schoolar, SciELO e Portal de Periódicos Capes que resultou em 20 trabalhos selecionados. O método de análise foi a análise de conteúdo, com a utilização do software Atlas.ti®. Como resultados foi possível caracterizar a cadeia de FLV no Brasil, as transações e estruturas de governança adotadas, bem como problemas e falhas de coordenação foram encontrados, tais como: elevadas perdas e desperdícios;  produtores pequenos e desorganizados, com baixa tecnificação; a possibilidade de poder de mercado de grandes redes varejistas; dificuldade de acesso aos canais para pequenos produtores escoarem suas produções. Tais questões são somadas à elevada especificidade temporal devido à alta perecibilidade do produto que tornam necessários requisitos de eficácia ao longo da cadeia para favorecer a entrega de um produto adequado ao consumidor final.

Downloads

Publicado

2022-10-27

Como Citar

DOS SANTOS, R. H.; MALACOSKI, F. C. F.; SCHIAVI, S. M. de A.; DE SOUZA, J. P. CADEIA DE FRUTAS, VERDURAS E LEGUMES NO BRASIL: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE AS TRANSAÇÕES E ESTRUTURAS DE GOVERNANÇA. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 24, p. e1883, 2022. Disponível em: http://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1883. Acesso em: 28 jan. 2023.

Edição

Seção

Sistemas agroindustriais e sustentabilidade