O EFEITO POTENCIAL DA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DE PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS NA CADEIA PRODUTIVA DA CAPRINOVINOCULTURA

Autores

  • Priscilla Corrêa da Hora Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Augusta Ferreira de Freitas Universidade Estadual do Ceará
  • Francisca Flávia Plutarco Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Sílvia Rocha Ipiranga Universidade Estadual do Ceará

Palavras-chave:

Cadeia produtiva, caprinovinocultura, transferência de conhecimento, institutos de P & D, biotecnologia

Resumo

Dentre as atividades do agronegócio, a exploração da caprinovinocultura apresenta-se relevante, uma vez que tem se estabelecido como uma alternativa economicamente viável para produtores da zona rural, em diversas regiões do país. Nesse contexto, a região Nordeste do Brasil possui potencial para a exploração dessa atividade, esbarrando, entretanto, em entraves que limitam o seu desenvolvimento. Objetivou-se,neste estudo,analisar o efeito potencial da transferência de conhecimento de processos biotecnológicos de Institutos de Pesquisas e Desenvolvimento (P & D) para os agentes da cadeia produtiva da caprinovinocultura a partir de uma análise dos seus pontos fortes e fracos. A pesquisa do tipo exploratória e descritiva baseou-se na abordagem qualitativa. Da análise evidenciou-se como ponto forte a existência de mercado externo e o aumento do consumo de produtos derivados de leite. Como principal entrave constatou-se a desarticulação dos relacionamentos entre os agentes produtivos e aquele integrantes do elo institucional da cadeia, como os institutos de P & D, destacando a importância da transferência de conhecimento obtidos por meio de pesquisas biotecnológicas para o desenvolvimento de novas tecnologias nas áreas de manejo, sanidade, produção e reprodução.

Downloads

Publicado

2013-08-13

Como Citar

DA HORA, P. C.; DE FREITAS, A. A. F.; PLUTARCO, F. F.; IPIRANGA, A. S. R. O EFEITO POTENCIAL DA TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO DE PROCESSOS BIOTECNOLÓGICOS NA CADEIA PRODUTIVA DA CAPRINOVINOCULTURA. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 15, n. 1, 2013. Disponível em: http://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/651. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos