O TURISMO NO ESPAÇO RURAL: uma estratégia para a nova gestão rural brasileira

Autores

  • Andréia Maria Roque Universidade Federal de Lavras
  • Antônio Marcos Vivan Universidade Federal de Lavras

Palavras-chave:

turismo rural, estratégia, gestão

Resumo

No momento atual, para que os proprietários rurais consigam enfrentar as novas mudanças impostas pelo cotidiano adverso, há a necessidade de que assumam o papel de empresários do setor rural. Sendo assim, é preciso que sejam estabelecidas estratégias que permitam aos mesmos superar as dificuldades, garantindo a sobrevivência e o bem-estar. Dentre as opções, a ativação do turismo no espaço rural apresentase como uma alternativa, podendo ser considerado como toda atividade turística no meio rural, independente de estar relacionada ou não à produção agropecuária. Observa-se que várias são as opções de ativação do turismo rural em propriedades agrícolas, dentre elas o agroturismo, o ecoturismo, os hotéis-fazenda. De forma geral, percebe-se que o turismo no espaço rural é uma estratégia que pode ser adotada pelos produtores na administração de sua área, permitindo a sobrevivência e a manutenção da propriedade como um todo, visto as condições econômicas e sociais em que se inserem. Neste trabalho abordamos este tema, através da descrição do panorama observado, analisando os pontos fortes e fracos desta estratégia empresarial nas propriedades rurais produtivas e conseqüentemente, a apresentação de sugestões que colaboram na implementação de melhorias no setor.

Downloads

Publicado

2011-04-18

Como Citar

ROQUE, A. M.; VIVAN, A. M. O TURISMO NO ESPAÇO RURAL: uma estratégia para a nova gestão rural brasileira. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 1, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/296. Acesso em: 14 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos