Agrifood markets: practices, Biocultural values and social interactions mediated by fair shoppers

Authors

  • Georgiana Luna Batinga Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Marcelo de Rezende Pinto Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Alessandro Silva de Oliveira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Keywords:

Agrifood Markets, New Economic Sociology, Small Producers

Abstract

The market is a historically situated place defined by a set of laws, norms and agreements created and modified by different actors that operate mercantile and symbolic exchanges. The delimitation of these spaces of exchange, price formation, interactions and evaluative dimensions is the concept of markets used in this study. In this sense, it is
understood that small rural producers are important actors in the short food supply chain that links producer to final
consumer. However, they are still marginalized in this value chain, affecting food sustainability and the livelihoods
of small agri-food chains. Considering this panorama and the importance of the theme, this study was guided by the
objective of understanding the phenomenon of creating markets from social interactions established between the actors involved in the agri-food network of small rural producers, and with that to identify opportunities to add greater value to the small farmers in an agricultural value chain. The results point to the valorization of the biocultural heritage as an attribute that guarantees local recognition and the importance of exchanges and social dynamics established between fairgrounds, recognized in practices interconnected through chains of translations involving various intermediaries, favoring social sustainability and economic inclusion.

Author Biographies

Marcelo de Rezende Pinto, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq nível 2 a partir de 2019. Doutor em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009), mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003) e graduado em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2000). Já coordenou cursos de graduação em Administração e pós-graduação lato sensu em Marketing. Desde 2012, faz parte do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PPGA PUC Minas), atuando na linha de pesquisa Estratégia e Marketing. Atualmente, é coordenador do PPGA PUC Minas. Lidera o Grupo de Estudos em Marketing, Consumo e Sociedade - GEMACONS do PPGA PUC Minas desde 2013. Organizou os livros Cultura e Consumo no Brasil: estado atual e novas perspectivas e Cultura e Consumo no Brasil: Avançando em novas articulações publicados pela Editora PUC Minas e é co-autor do livro Pesquisa Transformativa do Consumidor publicado pela Editora Appris. É um dos coordenadores do track Marketing e Sociedade da área de Marketing da ANPAD. É líder do tema Cultura e Consumo da área de Marketing e Comportamento do Consumidor do SEMEAd (Seminários em Administração da USP) desde 2016. Recebeu menção honrosa no Prêmio Capes de Teses 2021 pela orientação da tese Consumo de Crédito e Violência Financeira com Idosos de Baixa Renda: Uma investigação na perspectiva da Transformative Consumer Research.Tem interesse nos seguintes temas de pesquisa: Cultura e Consumo; Estudos do Consumo com ênfase na interseccionalidade (incluindo as variáveis gênero, raça e classe); Pesquisa Transformativa do Consumidor; Marketing e Sociedade; Métodos interpretativos de pesquisa em marketing.

Alessandro Silva de Oliveira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutor em Administração pela UNINOVE-SP (2016). Mestre em Ciências da Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2010). Graduação em Administração de Empresa pelo Instituto Presbiteriano Gammon (2002). Possui Especialização Lato Sensu em Gerenciamento de Micro e Pequenas Empresas, Gestão Agroindustrial e em Ecoturismo: Interpretação e Planejamento de Atividades em Áreas Naturais (UFLA). Também é especialista em Planejamento, Implementação e Gestão da Educação a Distância pela Universidade Federal Fluminense - UFF. Atualmente é professor Adjunto na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul - UFMS (Câmpus CPCS - Departamento de Administração). Atualmente desenvolvendo pesquisa sobre o consumo de alimentos orgânicos com auxílio financeiro do CNPQ.

Published

2023-04-04

How to Cite

BATINGA, Georgiana Luna; PINTO, Marcelo de Rezende; DE OLIVEIRA, Alessandro Silva. Agrifood markets: practices, Biocultural values and social interactions mediated by fair shoppers. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 25, p. e1939, 2023. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/1939. Acesso em: 1 may. 2025.

Issue

Section

Special Issue: Construction and Dynamics of Agri-Food Markets