MERCADOS AGROALIMENTARES: PRÁTICAS, VALORES BIOCULTURAIS E INTERAÇÕES SOCIAIS MEDIADAS POR FEIRANTES
Palavras-chave:
Mercados Agroalimentares, Nova Sociologia Econômica, Pequenos Produtores.Resumo
O mercado é um lugar historicamente situado definido por um conjunto de leis, normas e acordos criados e modificados por diversos atores que operam trocas mercantis e simbólicas. A delimitação destes espaços de troca, de formação de preços, de interações e dimensões valorativas é o conceito de mercados usado nesse estudo. Neste sentido, entende-se que pequenos produtores rurais são importantes atores na curta cadeia de abastecimento alimentar que une produtor ao consumidor final. No entanto, eles ainda são marginalizados nessa cadeia de valor, afetando a sustentabilidade alimentar e a subsistência de mercados agroalimentares. Considerando esse panorama e a importância do tema, esse estudo foi guiado pelo objetivo de compreender o fenômeno criação de mercados a partir de interações sociais estabelecidas entre os atores envolvidos na rede agroalimentar de pequenos produtores rurais,
e com isso identificar oportunidades para agregar maior valor aos agricultores em uma cadeia de valor agrícola. Os resultados apontam para a valorização da herança biocultural como um atributo que garante o reconhecimento local e a importância das trocas e dinâmicas sociais estabelecidas entre os feirantes, reconhecidas em práticas interligadas por meio de cadeias de traduções envolvendo vários intermediários, favorecendo a sustentabilidade social e a inclusão econômica.