ECR BETWEEN CONCEPT AND PRACTICE: A NATIONAL MULTI-STUDY OF BASIC GROWTH DISTRIBUTION

Authors

  • Flávia Angeli Ghisi Universidade de São Paulo-FEA/USP
  • Andrea Lago da Silva Universidade de São Carlos

Keywords:

ECR, distribution channels, basic grocery store

Abstract

Embora exista um esforço crescente por parte das empresas em divulgar os fundamentos do Efficient Consumer Response (ECR) e um grande interesse acadêmico por esse tema, é perceptível a dificuldade na compreensão da sua implementação e operacionalização. Neste sentido, visando trazer informações que pudessem agregar conhecimento sobre o ECR, buscou-se neste trabalho fazer uma análise crítica da sua implementação, com base em uma ampla revisão da literatura sobre o assunto em diversas publicações nacionais e internacionais e uma pesquisa qualitativa realizada com indústrias, atacadistas e varejistas. Identificou-se nessa pesquisa de campo quais estratégias, processos e tecnologias do ECR estavam sendo realmente empregadas pelas empresas, os motivos que levaram essas organizações a implementá-las, as dificuldades enfrentadas nesse processo e a visão das empresas pesquisadas quanto a seus desdobramentos futuros no Brasil. Os resultados aqui discutidos podem contribuir àquelas empresas que pretendem maximizar a implementação do ECR ou iniciar o processo de adoção dessa estratégia de gestão.

Published

2011-04-18

How to Cite

GHISI, Flávia Angeli; DA SILVA, Andrea Lago. ECR BETWEEN CONCEPT AND PRACTICE: A NATIONAL MULTI-STUDY OF BASIC GROWTH DISTRIBUTION. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 7, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/207. Acesso em: 2 may. 2025.

Issue

Section

Artigos