Potencialidades e limitações da agricultura familiar no sul de Minas Gerais: um diagnóstico fundamentado na abordagem interpretativa

Autores/as

  • Patricia Aparecida Ferreira Universidade Federal de Lavras
  • Edgard Alencar Universidade Federal de Lavras

Palabras clave:

agricultura familiar, desenvolvimento, teoria da ação social, fatores favoráveis, fatores limitantes

Resumen

Neste estudo buscou-se identificar os objetos de orientação que assumem, para as lideranças de agricultores familiares, profissionais de ciências agrárias e autoridades municipais, o significado de fatores favoráveis ou limitantes ao desenvolvimento da agricultura familiar na região Sul de Minas Gerais. Com relação à coleta de dados, utilizou-se a técnica “focused interview”. Os entrevistados foram selecionados pelo método não-probabilístico de amostragem por julgamento. Os resultados mostraram que o processo de orientação não é linear, pois os entrevistados estabeleceram múltiplas conexões entre diferentes objetos situacionais. Tais conexões colocaram em evidência que o aproveitamento de fatores favoráveis e a redução dos impactos dos fatores limitantes subentendem a noção de interdisciplinaridade, por representarem dimensões que envolvem diferentes áreas do conhecimento.

Publicado

2011-04-06

Cómo citar

FERREIRA, Patricia Aparecida; ALENCAR, Edgard. Potencialidades e limitações da agricultura familiar no sul de Minas Gerais: um diagnóstico fundamentado na abordagem interpretativa. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 9, n. 3, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/106. Acesso em: 2 may. 2025.

Número

Sección

Artigos