CONSTRUÇÃO DE MERCADOS AGROALIMENTARES: UMA ABORDAGEM SOB A LENTE TEÓRICA DOS ESTUDOS DE MERCADO CONSTRUTIVISTAS (EMC)
Palabras clave:
Teoria Ator-Rede, Performatividade, MarketingResumen
Os mercados agroalimentares possuem uma dinâmica complexa, resultado do envolvimento de atores de diversos sistemas produtivos que ressaltam sua grande relevância econômica, social e ambiental. Nos últimos anos, o reconhecimento de diferentes entidades e forças nos estudos sobre mercados rurais, especialmente nos estudos de mercados agroalimentares chamou a atenção de pesquisadores que consideram os Estudos de Mercado Construtivistas (EMC) como perspectiva investigativa para demonstrar a dinâmica e a performatividade dos mercados. Diante disso, o objetivo deste artigo foi compreender as diferentes linhas de estudo utilizadas nas pesquisas que envolvem a construção de mercados agroalimentares. Foram identificados artigos que tratavam sobre os EMC no contexto dos mercados agroalimentares. Em um segundo momento, os trabalhos foram organizados e classificados de acordo com sua categoria analítica principal da pesquisa e o contexto de mercado abordado. Dessa forma, estabeleceram-se quatro categorias: (1) o estudo da performatividade em mercados agroalimentares, (2) o agenciamento de mercado em contextos agroalimentares, (3) cálculo, materialidade e dispositivos em mercados agroalimentares e (4) a teorização construtivista em mercados agroalimentares. Os resultados desta pesquisa demonstram que as diferentes linhas dos EMC se estendem aos estudos rurais e revelam novas oportunidades de análise de seus mercados. Essa abordagem substituiu o enfoque hegemônico da economia nos estudos de mercado pela necessidade reflexiva, igualmente relevante, sobre os aspectos culturais e sociotécnicos que envolvem as relações mercadológicas.