Derivados del azúcar: internacionalización de la cadena productiva del azúcar en la segunda mitad de la década de los noventa

Autores/as

  • Maria Rita Pontes Assumpção Alves

Palabras clave:

cadena de producción de azúcar, industria de alimentos, cadenas de suministro, asociaciones estratégicas, globalización de los mercados.

Resumen

Este trabalho identifica novo uso de açúcar para suprimento à indústria de alimentos: produção de ingredientes específicos. Analisa a ocorrência de associação de usinas com produtoras de derivados de açúcar, no contexto de desregulamentação produtiva e globalização de mercados, na segunda metade da década de 1990. As produtoras de ingredientes específicos, derivados do açúcar, estabelecem parcerias e joint-ventures com usinas açucareiras para garantia no fornecimento do açúcar. Uma conseqüência importante é a internacionalização do segmento de segundo (e primeiro) processamento agrícola da cana-de-açúcar, que ocorre por meio dessas alianças estratégicas. Essas empresas detêm o conhecimento sobre processos produtivos de ingredientes específicos (com base biotecnológica) que, comparados com processos convencionais, apresentam grande diferencial de produtividade e de custos de produção. Há combinação da competência das usinas para produção agrícola e capacitação tecnológica de transnacionais para produção de derivados de açúcar.

Publicado

2011-04-18

Cómo citar

ALVES, Maria Rita Pontes Assumpção. Derivados del azúcar: internacionalización de la cadena productiva del azúcar en la segunda mitad de la década de los noventa. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 6, n. 1, 2011. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/229. Acesso em: 2 may. 2025.

Número

Sección

Artigos