LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE ETANOL: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PARA A VIABILIDADE NA CONSTRUÇÃO DE ALCOOLDUTOS A PARTIR DO CENTRO OESTE DO BRASIL

Autores/as

  • Camila Cunha Coutinho Barros Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Peter Fernandes Wanke Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palabras clave:

Etanol, duto, pesquisa operacional, modelo de otimização

Resumen

Apresenta-se, neste artigo, um modelo de otimização para avaliar a viabilidade da utilização de dutos para a distribuição do etanol no Brasil. Primeiramente, houve a análise dos volumes captados em dutos existentes; depois, a análise dos volumes em locais ainda sem rede dutoviária. Baseados em dados reais, diferentes cenários foram considerados com o objetivo de determinar a configuração ótima, tanto em termos de traçados quanto de volumes captados, de cada região servida pelo sistema dutoviário. O modelo proposto foi resolvido usando o AIMMS 3.12, software de modelagem matemática. Os resultados indicaram que alcooldutos são economicamente viáveis sempre que ligando produtores do Centro-Oeste a instalações localizadas no estado de São Paulo. Por outro lado, houve pequena ou nenhuma viabilidade sempre que conectando Minas Gerais a Goiás.

Biografía del autor/a

Camila Cunha Coutinho Barros, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Assistente de Pesquisa Instituto COPPEAD de Administração

Peter Fernandes Wanke, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Adjunto – Centro de Estudos em Logística, Infraestrutura e Gestão – CELIG Instituto COPPEAD de Administração

Cómo citar

BARROS, Camila Cunha Coutinho; WANKE, Peter Fernandes. LOGÍSTICA DE DISTRIBUIÇÃO DE ETANOL: UMA PROPOSTA DE AVALIAÇÃO PARA A VIABILIDADE NA CONSTRUÇÃO DE ALCOOLDUTOS A PARTIR DO CENTRO OESTE DO BRASIL. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 14, n. 3, 2013. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/569. Acesso em: 17 may. 2025.

Número

Sección

Artigos