COORDENAÇÃO E QUALIDADE NO SISTEMA FAIRTRADE: O EXEMPLO DO CAFÉ

Autores/as

  • Bruno Varella Miranda Universidade de Missouri
  • Maria Sylvia Macchione Saes Universidade de São Paulo

Palabras clave:

Certificação, comércio justo, teoria dos custos de mensuração

Resumen

O excesso de oferta no mercado de café Fairtrade impede a comercialização de toda a produção certificada pelo preço mínimo estabelecido pela Fairtrade Labelling Organizations (FLO). Surge, então, a necessidade de compreensão dos fatores que determinam a plena inserção das cooperativas de cafeicultores familiares no comércio justo. No presente trabalho, argumenta-se que a qualidade do café, atributo não diretamente mensurado pelo selo Fairtrade, é fundamental para garantir o êxito nesse mercado. Afirma-se, assim, que os cafeicultores e compradores participantes do comércio justo têm a capacidade de reorganizar o mercado certificado sem que, para isso, tenham que influenciar a transformação das suas regras formais. Para explicar essa realidade, este trabalho apresenta hipóteses específicas para o estudo dos sistemas de certificação, inspiradas na teoria dos custos de mensuração. Oferece, portanto, não apenas uma interpretação alternativa para o funcionamento do sistema Fairtrade, mas também fornece ferramentas para a análise de outros sistemas de certificação.

Biografía del autor/a

Bruno Varella Miranda, Universidade de Missouri

Doutorando em Economia Aplicada

Maria Sylvia Macchione Saes, Universidade de São Paulo

Faculdade de Economia Administração e Contabilidade

Cómo citar

MIRANDA, Bruno Varella; SAES, Maria Sylvia Macchione. COORDENAÇÃO E QUALIDADE NO SISTEMA FAIRTRADE: O EXEMPLO DO CAFÉ. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 14, n. 3, 2013. Disponível em: https://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/571. Acesso em: 10 may. 2025.

Número

Sección

Artigos