A LOGÍSTICA COMO DIRECIONADOR PARA A FORMAÇÃO DE CADEIA DE VALOR: UM ESTUDO APLICADO NA INDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO DO SORO DE QUEIJO

Autores

  • Ricardo Silveira Martins Professor de Gestão de Operações e Logística
  • Osmar Vieira de Souza Filho Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais
  • Débora da Silva Lobo Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

Rede logística, cadeia produtiva, mercado de lácteos

Resumo

Objetivou-se, neste trabalho, encontrar viabilidade técnico-econômica para a formação da cadeia de processamento do soro de queijo, recuperando seu valor enquanto matéria-prima para produtos nobres. Com base nas informações dos 92 laticínios localizados em 52 municípios de Minas Gerais, o problema aqui tratado, da localização de unidade de beneficiamento do soro de queijo e identificação dos respectivos fornecedores, envolve a sugestão do local para instalação da indústria que minimiza os custos de obtenção do soro resfriado e/ou pré-concentrado para o processamento, bem como os valores que viabilizam o empreendimento. A partir dos indicadores de logística, foram agregados critérios outros de caráter financeiro para a análise do empreendimento. Além da indicação da implantação de unidades de beneficiamento do soro de queijo, ficou também constatado que os custos internos não são competitivos, atualmente, frente à oportunidade de importação do soro de queijo, sendo que tal situação coloca um desafio para as empresas dessa cadeia agroindustrial e também para os entes governamentais.

Downloads

Publicado

2013-08-13

Como Citar

MARTINS, R. S.; DE SOUZA FILHO, O. V.; LOBO, D. da S. A LOGÍSTICA COMO DIRECIONADOR PARA A FORMAÇÃO DE CADEIA DE VALOR: UM ESTUDO APLICADO NA INDÚSTRIA DE BENEFICIAMENTO DO SORO DE QUEIJO. Organizações Rurais & Agroindustriais, [S. l.], v. 15, n. 1, 2013. Disponível em: http://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/647. Acesso em: 5 fev. 2023.

Edição

Seção

Artigos